FACEBOOK


03 novembro 2011

Explosão de raios gama revela duas galáxias distantes da Terra

Dupla foi detectada a uma distância de 12 bilhões de anos-luz.Astros contêm elementos químicos pesados.

Duas novas galáxias muito distantes da Terra foram descobertas após a análise de uma explosão de raios gama por uma equipe internacional de astrônomos. A explosão, conhecida como GRB 090323, foi divulgada nesta quarta-feira (2) pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês).

As galáxias detectadas foram observadas como elas eram há 12 bilhões de anos, ou seja, no início do Universo - de acordo com os especialistas, o Cosmo tem uma idade aproximada de 13,7 bilhões de anos. Curiosamente, apesar de "vistas" enquanto jovens, as duas galáxias apresentam elementos químicos mais pesados do que aqueles encontrados no Sol. Esses materiais costumam ser produzidos apenas após várias gerações de vida e morte de estrelas.

As explosões de raios gama são os eventos mais brilhantes do Universo. Inicialmente, esses acontecimentos são detectados por observatórios que giram ao redor da Terra. Quando os astrônomos conhecem a posiçao exata da fonte dos raios gama, eles passam a estudá-la com instrumentos poderosos em solo terrestre como é o caso do Telescópio Muito Grande (VLT, na sigla em inglês).

Imagem mostra como seria um feixe de raios gama cruzando as duas galáxias. (Foto: ESO)Imagem mostra como seria um feixe de raios gama cruzando as duas galáxias. (Crédito: ESO)

Fonte: G1

Veja também:


0 comentários: