FACEBOOK


03 novembro 2011

Minúscula relíquia cristã de 1,4 mil anos encontrada em Jerusalém

 

Uma minúscula caixa de 1,4 mil anos foi encontrada em uma escavação em Jerusalém. A relíquia é um símbolo da fé cristã, de acordo com arqueólogos israelenses.

A caixa, primorosamente confeccionada, foi esculpida a partir do osso de uma vaca, cavalo ou camelo e decorada com uma cruz na tampa. Ela mede apenas 2 por 1,5 centímetros.

O item foi feito provavelmente por um cristão no final do século 6. Quando a tampa é removida, são ainda visíveis os restos de dois retratos com detalhes em ouro.

Um homem e uma mulher estão representados, possivelmente uma imagem de santos cristãos ou de Jesus e Maria.

A caixa foi encontrada fora dos muros da Cidade Antiga de Jerusalém nos restos de uma estrada que data da era bizantina.

Descoberta há dois anos, a caixa foi tratada por especialistas e extensivamente pesquisada antes de ter sido revelada em uma conferência arqueológica na semana passada.

A relíquia é importante porque oferece a primeira evidência arqueológica de que o uso de ícones não se limitava às cerimônias da igreja na era bizantina.
Parte de uma caixa semelhante foi encontrada há três décadas na Jordânia, mas esse é o exemplar mais preservado encontrado até agora.
Ícones semelhantes ainda são feitos hoje por alguns cristãos, especialmente os das igrejas orientais ortodoxas.


Fonte: Hypescience

Veja também:


1 comentários:

Isso me lembra muito o trabalho dos miniaturistas descritos em O Nome da Rosa, muito interessante mesmo. Agora não entendo pq foto de Jesus e Maria, não poderiam ser de Jesus e José ? A 2000 anos quem modava a personalidade e carater de um filho ? Quem educava a familia a sustentava? De minha parte se foi real, o grande heroi foi José e não Maria, foi ele que educou,criou ,sustentou e formou a personalidade e o carater daquele que foi eleito como o escolhido.