FACEBOOK


23 novembro 2011

Neandertais eram mais espertos do que o necessário

Um estudo sugere que os nossos antepassados morreram por serem espertos demais para seu próprio bem. Ao invés de serem como os outros humanos antigos, os Neandertais eram um tanto sofisticados – e por isso visto como potenciais companheiros.

O professor da Universidade do Colorado, Julien Riel-Salvatore, afirma que o cruzamento entre as diferentes linhas fez com eles desaparecessem. “De certa maneira, eles foram vítimas do próprio sucesso”.

Pesquisadores estudaram modelos computadorizados de como grupos hominídeos evoluíram em resposta às mudanças climáticas da última Era Glacial. Foram observadas a cultura e a biologia dos grupos de caçadores entre 11.500 e 128.000 anos atrás.

O professor da Universidade Estadual do Arizona e líder do estudo, Michael Barton, afirma que “foram desenhados sistemas teóricos e metodológicos que incorporaram dados de três sistemas evolucionários: biológico, cultural e ambiental”.

“Um resultado científico interessante foi o de que os Neandertais desapareceram não porque era menos ajustados do que os outros hominídeos existentes durante a última glaciação, mas porque eles possuíam um comportamento sofisticado como o dos humanos modernos”.

Outro autor da pesquisa, o professor Riel-Salvatore, complementa: “Já foi muito divulgado que os Neandertais estavam fora da competitividade com outros humanos, e não podiam adaptar-se. Mas estamos mudando essa narrativa. Eles eram tão adaptáveis quanto os outros, e foram vitimas do próprio sucesso”.

A equipe usou dados arqueológicos para rastrear mudanças na Eurásia Ocidental, e descobriu que a mobilidade aumentou com o tempo, provavelmente em resposta às mudanças ambientais.

Na Era Glacial, tantos o Neandertal quanto os outros ancestrais do homem atual estavam vagando mais pela Eurásia, em busca de comida. Isso os levou a interagir – e cruzar – mais.

Os pesquisadores usaram um programa de computador com o equivalente a 1.500 gerações, revelando que a medida que o Neandertal e outros humanos modernos expandiam seus horizontes de vida.

“Os Neandertais, quando conheceram outros humanos modernos, adaptaram-se novamente. Mas esses últimos provavelmente viram os Neandertais como parceiros sexuais. Como resultado, eles morreram como população reconhecível”, afirma Salvatore.

Barton adiciona: “As adaptações ambientais ao clima severo tornaram os Neandertais e outros não modernos, dos quais pouco sabemos, vulneráveis à extinção biológica, mas ao mesmo tempo garantiu uma contribuição genética às populações modernas”.

Fonte: Telegraph

Veja também:


0 comentários: