FACEBOOK


15 dezembro 2011

Foto: procurando meteoritos na Antártica

Você sabe qual é o melhor lugar da Terra para encontrar meteoritos? Bem, os meteoros caem igualmente em todo o globo, mas eles geralmente afundam nas profundezas dos oceanos, são cobertos por terra ou até mesmo confundidos com rochas terrestres.

Mas não é isso o que acontece no leste da Antártica. Lá, em um dos extremos do planeta, enormes camadas de gelo azul continuam puras e límpidas, de maneira que rochas escuras se sobressaem. Essas rochas têm uma alta probabilidade de serem verdadeiros meteoritos – provavelmente pedaços de outro mundo. Até agora, exploradores encontraram milhares deles na região.

Uma explosão ou um impacto pode ter catapultado esses meteoritos da lua, Marte, ou até mesmo de um asteroide. Eles fornecem informações valiosas sobre planetas distantes e sobre o começo de nosso sistema solar.

Na foto acima, viajantes vasculham uma área de 25 quilômetros em frente a Otway Massif, na Cadeia de Montanhas Transantártica, durante o verão Antártico de 1995 e 1996. Nesta semana, comemora-se o 100º aniversário da primeira visita de humanos ao Pólo Sul da Terra.

Fonte: NASA

Veja também:


0 comentários: