FACEBOOK


20 dezembro 2011

Novas espécies de sapo são menores que moeda de 1 centavo

Duas variedades foram descobertas em Papua Nova Guiné.Segundo pesquisador, são os menores sapos já descritos pela ciência.

Duas novas espécies de sapos descritas em edição de dezembro da revista “Zookeys” são consideradas as menores do mundo, segundo o pesquisador que as descobriu, por medirem não mais de 9,3 milímetros de comprimento – menos que uma moeda de 1 centavo de real tem de diâmetro.

As duas espécies pertencem ao gênero Paedophryne e vivem nas florestas do sudeste de Papua-Nova Guiné, país insular da Oceania. Assim como outras espécies de sapos minúsculos, as novas variedades descritas ficam entre restos de folhas caídas no chão. Ambos os tipos foram encontrados apenas num maciço montanhoso específico. A descoberta é de Fred Kraus, do Museu Bishop, nos EUA.

A espécie 'Paedophryne dekot' ganhou esse nome porque 'dekot' significa 'muito pequeno' no idioma daga, que se fala na região onde vive. (Foto: Reprodução)A espécie 'Paedophryne dekot' ganhou esse nome porque 'dekot' significa 'muito pequeno' no idioma daga, que se fala na região onde ela vive. (Foto: Reprodução)

Já espécie 'Paedophryne verrucosa' foi assim batizada porque em “verrucosa' significa 'cheia de verrugas'. (Foto: Reprodução)Já a espécie 'Paedophryne verrucosa' foi assim batizada porque, em latim, ' verrucosa' significa 'cheia de verrugas', o que combina com sua pele irregular. (Foto: Reprodução)

Fonte: G1

Veja também:


0 comentários: