FACEBOOK


15 dezembro 2011

Primeira viagem espacial privada é anunciada

Os transportes espaciais, até o presente momento, sempre estiveram ligados a agências que pertencem ao governo dos países. Exploração do espaço, portanto, sempre foi um investimento público. Mas o primeiro passo para mudar esse sistema foi dado na última semana, quando uma agência privada programou o lançamento de sua primeira nave.

A empresa Space Exploration Technologies (Tecnologias de Exploração Espacial), a Space X, em pareceria com a NASA, vai enviar ao espaço a cápsula Dragon, acoplada ao foguete Falcon 9. O lançamento, previsto para a primeira semana de fevereiro de 2012, viajará até a Estação Espacial Internacional, que orbita em volta da Terra.

A ideia inicial, conforme explicam os idealizadores, é que a companhia faça apenas transporte de cargas ao espaço, mas futuramente poderá também haver deslocamento de tripulação. O foco principal da empreitada é a Cápsula Dragon, que será desacoplada de seu foguete (tanto o foguete quanto a cápsula são de propriedade da Space X) para fazer testes pela Estação, que fica a apenas 350 quilômetros da Terra. Mas já é um começo.

O projeto está recebendo ajuda financeira. A NASA contribui com 396 milhões de dólares (o equivalente atual a cerca de 737 milhões de reais) para a viagem da Space X, e mesmo assim a Agência também injeta dinheiro nas iniciativas de outras companhias privadas (porque a Space X não é a única).

É claro que ainda estamos longe de um futuro em que qualquer empresa pode simplesmente abrir e começar a promover viagens ao espaço por conta própria. A Space X, uma das pioneiras na questão, ainda precisa preencher uma série de requisitos de segurança, determinados pela NASA, para que seja considerada apta a fazer transportes espaciais por conta própria.

Fonte: Space.com

Veja também:


0 comentários: