FACEBOOK


07 maio 2012

5 coisas que você não sabia sobre as formigas


1. Existem formigas bem grandes por aí
Um tipo de formiga africana, a Dorylus wilverthi, mede cerca de cinco centímetros. E ela nem é a maior espécie que já andou pelo nosso mundo: foram encontrados fósseis de uma formiga pré-histórica, batizada de Titanomyrma giganteum. O tamanho do bichinho? Seis centímetros e meio.
   (fóssil da formiga)

2. Formigas são, praticamente, telepatas
As formigas se comunicam tão bem com suas colegas de colônia que cada formigueiro é considerado pelos especialistas um ‘”superorganismo”, com uma única consciência.
(redemoinho de formigas, uma segue a outra até a exaustão)

3. Elas são pesadas
Uma única formiga não é pesada, mas em países equatoriais, onde elas existem em maior abundância, o peso total desses insetos representa um quarto da “biomassa” total – ou seja, 25% da soma do peso de todos os seres vivos do local. Agora pense na quantidade de formigas necessárias para chegar a essa marca. O que nos leva a outra pergunta...

(sua cara quando ler o próximo item)

4. Quantas formigas existem no mundo?
Se você acha que 7 bilhões de humanos é um número muito grande, espere até ouvir essa: estima-se que existam 10,000,000,000,000,000 de formigas na Terra.

5. Formigas praticam a escravidão
Você se lembra de “Vida de Inseto”? A trama da animação da Pixar girava em torno de um formigueiro que era forçado a trabalhar para um bando de gafanhotos. Mas na vida real a coisa não é bem assim: as próprias formigas podem escravizar um formigueiro de outra espécie. Chamada de “dulosis”, essa prática consiste em roubar ovos e larvas do formigueiro vizinho e forçar os filhotes a trabalharem. Se eles não trabalham são devorados.

Fonte

Veja também:


2 comentários:

quem saiu por aí contando formigas?? kkk

Ô ANÔNIMO que não sabe ler: ESTIMA-SE!!!
Não quer dizer o número exato, ok?
¬¬'

Debi.